Escrito em 1863 e publicado em 1965, o universo criado por Lewis Carroll em Alice no País das Maravilhas foi, e segue sendo, uma das mais fascinantes obras da literatura infantil, e não só. São mais de 150 anos desde a sua publicação e a história continua sendo uma referência universal que ganha versões, adaptações e filmes.
Talvez a ideia mais viva de Alice seja com os seus cabelos louros, roupa azul e avental branco reproduzida pelo filme da Disney. No entanto, muitos são os ilustradores que recriaram graficamente o mundo de Alice. O primeiro de todos foi o próprio Carroll, no manuscrito original da obra, seguindo de artistas consagrados como Salvador Dalí, John Tenniel, Peter Newell, Arthur Rackham entre outros.
Outras versões mais atuais do mundo gráfico de Alice foram produzidas pela japonesa Yayoi Kusama e pelos ilustradores Tony Ross, Lisbeth Zwerger, Anthony Browne e Ignasi Blanch.
A seguir você confere uma seleção de imagens com curadoria do site revistababar.com que publicou com o propósito de reconhecer o trabalho de ilustradores que usaram Alice como inspiração para as suas obras.
Nenhum comentário:
Postar um comentário